segunda-feira, 7 de maio de 2012

PEQUENOS OBJETOS NA ARTE DE PORO DE JESUS

PROJETO INTERFACE - OSS e Kaaruara
elaboração e execução:  Erly Ricci e Silzi Mossato
 texto: Silzi Mossato 
fotos: Erly Ricci e Silzi Mossato 

Difícil obter uma foto da mão do artista, sem trêmulos ou sombras. A velocidade dos clicks não acompanham a velocidade dos dedos que agitam o instrumento. Mas depois de inúmeras tentativas, em dois encontros distintos, acertamos o foco. Postamos o resultado ao lado daquelas imperfeitas, pois na imperfeição,  a agilidade do instrumentista é revelada.
Poro, Jairo, Mamangava
Poro, Mestre Zeca, Aorélio Domingues
jantar em Morretes, antes do Baile de Fandango









Durante mais de 30 horas de permanência na Casa Mandicuera acompanhamos as idas e vindas de Poro de Jesus, que atravessava a arrumação do espaço para apresentações da Tato Criação Cênica com participação nas cantorias dos demais frequentadores. Entrava na roda com a alegria de menino que entra na brincadeira predileta e, com o mesmo humor, a deixava para cumprir com a tarefa do final de semana. Num desses intervalos apresentou o outro lado de sua arte: a produção de instrumentos e tamancos, em tamanho padrão e em miniaturas repletas de detalhes.

Eloir Paulo Ribeiro de Jesus, o Poro, integra o grupo que faz a gestão do Ponto de Cultura Casa Mandicuera, toca fandango com habilidade de mestre e produz no Atelier Rodrigo Domingues que compõe a associação. O adufo e a caixa são seus instrumentos, tanto para tocar quanto para produzir. Mas nas miniaturas reproduz também os instrumentos de corda e o faz com tal cuidado que pode-se arrancar sons dos pequenos objetos.




No segundo encontro Poro retornava da Ilha de São Miguel. Na noite anterior havia tocado no Baile de Fandango que marcou o encerramento da Romaria do Divino, mantida pela Casa Mandicuera sob coordenação do parceiro Aorélio Domingues. Na ocasião, estava em Morretes para outro baile,promovido pela ACAMFAM, Associação recém-criada por músicos morretenses, frequentadores das aulas de instrumentos da Casa Mandicuera. Mas as atividades fandangueiras diferem das produções a que estamos acostumados. A reunião para o barreado regado a “Mãe cá Filha' (cachaça com melado) que antecedeu ao baile, logo descambou para roda de fandango. E em roda de fandango, violeiros, rabequeiros, tocadores de percussão fazem revezamento sem escalas, com naturalidade e bom humor. Na ocasião, enquanto experimentávamos a parceria e o companheirismo raro que marca o grupo, conseguimos o registro fotográfico pretendido. Mas ele é um detalhe, apenas um detalhe, deste parnanguara, que na simplicidade de seus afazeres, faz a diferença na Ilha do Valadares e região.
Baile em Morretes - Poro e Aorélio com novos instrumentistas formados pela Casa Mandicuera,


3 comentários:

  1. Esse grandalhão na verdade como bem destacou a matéria realmente é um menino que faz do seu trabalho e do seu oficio as coisas mais sagradas e lindas, como uma joia rara, agua mais pura da fonte. Eu e minha esposa fomos conhecer esse lugar encantado e o menino Poro nos recepcionou com brilho nos olhos falando e nos mostrando seu trabalho ao lado do amigo e companheiro Aorélio.Uma pessoa doce e feliz com aquilo que faz. Linda materia, e que faz justiça a uma pessoa que dedica sua vida a cultura de sua terra. Que o Divino Espírito Santo te encha de graça, querido amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade pura. Se título da matéria poderia ser "Pequenos objetos na arte do grande Poro de Jesus", faria mais jus à essa alma belíssima.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir